Triquíase

O que é triquíase?

Condição congénita ou adquirida, em que as pestana crescem orientadas para o globo ocular. Como consequência da irritação permanente da conjuntiva e da córnea, pode dar origem a queratites ou conjuntivites.

Tipos de triquíase:

Distiquíase – Condição congénita ou adquirida, em que aparece uma segunda fileira de pestanas mais finas e menores.
Pseudotriquíase – Condição adquirida, semelhante a triquíase mas causada pela inversão esporádica da pálpebra e não pelo crescimento anómalo das pestanas.
Cílios metaplásicos – Condição adquirida, caracterizada pelo crescimento de pestanas nos orifícios das glândulas meibomianas.

Causas mais comuns:

A triquiase desenvolve inflamações, erosões e ulcerações nos olhos, por causa das pestanas que tocam na superfície ocular dando a sensação de estar com areia nos olhos. O crecimento anomalo das pestanas pode ser causado por penfigóide ocular, entrópio, blefarite, queimaduras químicas e térmicas.

 

Tratamento:

O tratamento é feito a base de lubrificantes tópicos, juntamente com  antibiótico, para reduzir a inflamação da borda das pálpebras. Para curar definitivamente a triquíase é necessário destruir os folículos das pestanas através da eletrólise, laser ou crioterapia ressecção cirúrgica.

Dicas de Prevenção:

Não utilize maquiagem com os olhos inflamados;

Faça a limpeza das pálpebras frequentemente;

Em caso de inflamação nas pálpebras, aplique compressas mornas, de 2 a 3 minutos, duas vezes por dia.

Artigo escrito por:

Leandro Pereira, OD

Especialista de Produto | 91 150 68 38