A Lágrima

A lágrima é composta por três camadas distintas e é responsável por limpar e lubrificar os nossos olhos.

Sempre que pestanejamos, o filme lacrimal é renovado, espalhando-se por toda a superfície do olho.

A camada externa é formada por lípidos e segregada nas Glândulas de Meibómio. Esta camada tem a função de cobrir a camada aquosa, criando uma barreira que reduz a evaporação do filme lacrimal.

A camada aquosa, formada por água, sais minerais e complexos imunológicos que nos defendem de microrganismos infeciosos. Esta camada mantem o epitélio corneal oxigenado, além de criar uma superfície regular que permite uma visão mais definida.

A camada interna, que fica em contato direto com a superfície corneal, é formada por glicoproteínas segregadas pelas glândulas caliciformes. Esta camada permite uma distribuição uniforme da película lacrimal.

A Lágrima poder ser:

Em olhos saudáveis, a córnea é permanentemente mantida molhada e alimentada pelas lágrimas basais. Esse tipo de lágrima é formada por água, mucina, lípidos, lisozima, lactoferrina, lipocalina, lacritin, imunoglobulinas, glicose, ureia, sódio e potássio. Em condições normais, produzimos cerca de 0,75 a 1,1 gramas de lágrimas por dia, reduzindo gradualmente com idade.

São resultado de irritação do olho por partículas estranhas ao corpo, ou pela presença de substâncias irritantes, como os vapores de cebola, gás lacrimogêneo, ou spray de pimenta. Esse tipo de lágrima também pode ser secretado como resposta a luz intensa e repentina, estímulos quentes ou apimentados na língua, está ainda relacionada com vômito, tosse e bocejo.

Causadas por uma lacrimação excessiva causada por um forte estresse emocional, como raiva, sofrimento, aflição, felicidade, ou dor física. Geralmente, esse tipo de lágrima não é secretado durante situações de combate ou de fuga, quando a adrenalina está espalhada pelo corpo, porque o sistema nervoso simpático inibe a secreção lacrimal.

Desordens famosas relacionadas com a lágrima:

Lágrimas de Crocodilo

Também conhecido como síndrome de Bogorad é uma condição rara, decorrente de paralisia facial, em que os pacientes lacrimejam sempre que cheiram, comem ou bebem alguns alimentos ácidos ou azedos.

Ceratoconjuntivite Sicca

Também conhecido como Síndrome do olho seco é uma desordem ocular causada por uma diminuição da produção lacrimal, ou pela incapacidade reduzir a evaporação excessiva da camada aquosa da lacrima.

Disautonomia Familiar

Também conhecida como síndrome de Riler-Day é uma desordem do sistema nervoso que tem como principais sintomas a absoluta insensibilidade à dor e a ausência de lágrima.

Artigo escrito por:

Leandro Pereira, OD

Especialista de Produto | 91 150 68 38