O que é triquíase?
Condição congénita ou adquirida, em que as pestana crescem orientadas para o globo ocular. Como consequência da irritação permanente da conjuntiva e da córnea, pode dar origem a queratites ou conjuntivites.
Tipos de triquíase:
Distiquíase – Condição congénita ou adquirida, em que aparece uma segunda fileira de pestanas mais finas e menores.
Pseudotriquíase – Condição adquirida, semelhante a triquíase mas causada pela inversão esporádica da pálpebra e não pelo crescimento anómalo das pestanas.
Cílios metaplásicos – Condição adquirida, caracterizada pelo crescimento de pestanas nos orifícios das glândulas meibomianas.
Causas mais comuns:
A triquiase desenvolve inflamações, erosões e ulcerações nos olhos, por causa das pestanas que tocam na superfície ocular dando a sensação de estar com areia nos olhos. O crecimento anomalo das pestanas pode ser causado por penfigóide ocular, entrópio, blefarite, queimaduras químicas e térmicas.
Tratamento:
O tratamento é feito a base de lubrificantes tópicos, juntamente com antibiótico, para reduzir a inflamação da borda das pálpebras. Para curar definitivamente a triquíase é necessário destruir os folículos das pestanas através da eletrólise, laser ou crioterapia ressecção cirúrgica.
Dicas de Prevenção:
Não utilize maquiagem com os olhos inflamados;
Faça a limpeza das pálpebras frequentemente;
Em caso de inflamação nas pálpebras, aplique compressas mornas, de 2 a 3 minutos, duas vezes por dia.
Artigo escrito por:
Leandro Pereira, OD
Especialista de Produto | 91 150 68 38